Bolsa de Ideias

Sistema de Gerenciamento da Atuação da Guarda Municipal (Sentinela)


Descrição

A Prefeitura do Recife desenvolveu um aplicativo que proporciona a comunicação das suas Unidades Gestoras com a Guarda Municipal, a qual passou a contar com registros de alertas e ocorrências mais consistentes, na sua missão de resguardar o patrimônio e os equipamentos públicos da cidade.

A plataforma está disponível nas versões mobile para os usuários (gestores e guardas) e possui versão web http://sentinela.roadmaps.com.br/, contando também com diversas funcionalidades e possibilitando a geração de relatórios que subsidiam as decisões nas operações executadas pela corporação. Tanto os gestores quanto os guardas possuem cadastros individualizados no sistema e recebem um smartphone com pacote de dados, para que possam utilizar o aplicativo. Na retaguarda (back office), o sistema contempla relatórios gerenciais de alertas e ocorrências, por período e Unidade Gestora.

Dessa maneira, quando um gestor emite um alerta ou registra uma ocorrência, a plataforma envia uma mensagem para os guardas que se encontram mais próximos da Unidade Gestora e também para uma Central de Operações, que monitora a localização geográfica de todos os guardas e viaturas de apoio em tempo real, capturando imagens através das câmeras instaladas na cidade.

A solução é disruptiva, pois utiliza a inteligência artificial com intuito de otimizar a capacidade analítica dos sinistros, tornar mais eficiente o planejamento das ações de segurança e o trabalho do guarda municipal tornar-se mais assertivo.


  • Público Álvo - O aplicativo tem como beneficiários diretos todas as Unidades Gestoras da Prefeitura do Recife. Por sua vez, a população recifense usuária dos equipamentos públicos da cidade é a beneficiária indireta dessa inovação tecnológica, pois a solução visa aumentar a segurança dos equipamentos públicos.
  • Estado - PE
  • Cidade - Recife
  • Secretarias - Todas as Unidades Gestoras da Prefeitura
  • Instituições Envolvidas - Controladoria Geral do Município de Recife – CGM e Secretaria de Segurança Urbana

Objetivos

Desafios

Toda inovação traz consigo desafios e dificuldades. Em relação ao Sentinela, eles dizem respeito à efetiva manutenção da comunicação entre gestores, guardas e Central de Operações, do monitoramento do corpo e viaturas de apoio da Guarda Municipal, da contínua e sistemática alimentação do banco de dados do aplicativo e da geração de estatísticas dos alertas e ocorrências.


Metodologia

Inicialmente, a plataforma foi concebida para melhorar a comunicação entre os gestores das diversas Unidades de Saúde do Município, localizadas em áreas da cidade consideradas inseguras, com a Guarda Municipal. Até então, tal comunicação ocorria através de chamada telefônica, tendo sido evidenciada uma significativa perda de tempo no atendimento aos alertas e ocorrências emanados daquelas unidades, bem como na mobilização e deslocamento dos guardas até o local. Posteriormente, em conjunto com a Secretaria de Segurança Urbana e a Guarda, foram identificadas outras Unidades Gestoras da municipalidade em situação semelhante às da Saúde, a exemplo das Unidades da Secretaria de Educação, que foram integradas ao projeto num segundo momento. Dessa forma, buscou-se otimizar o atendimento às demandas da Guarda Municipal permitindo a ela assertividade nas suas ações por meio do uso efetivo do aplicativo sob enfoque, a partir do uso GPS dos Guardas, quanto dos gestores das unidades que estão precisando de auxílio imediato

Cronograma

<p>1. Análise da sistemática de comunicação entre as Unidades Gestoras da Prefeitura do Recife e a Guarda Municipal (duração: 01 mês);</p> <p>2. Desenvolvimento do aplicativo (duração: 03 meses), destacando que a ferramenta está em constante evolução;</p> <p>3. Cadastramento dos gestores e dos guardas da Prefeitura do Recife (duração: 15 dias);</p> <p>4. Teste do aplicativo (duração: 06 meses);</p> <p>5. Elaboração dos Cadernos de Orientação e dos Manuais do aplicativo (duração: 45 dias);</p> <p>6. Treinamento dos guardas e usuários do aplicativo para implantação nas primeiras 02 (duas) Secretarias Municipais: Saúde e Educação (duração: 15 dias)</p> <p>7. Cadastramento de todos os usuários das Secretarias de Saúde e Educação (duração: 15 dias). </p><br>