Bolsa de Ideias

Timbó Empreendedor – Uso do Poder de Compras Governamentais como Vetor de Desenvolvimento Local


Descrição

O programa tem o objetivo de priorizar os pequenos negócios, estimulando e incentivando a participação desses empreendimentos nos processos licitatórios e compras públicas. Com isso, o dinheiro do público permanece circulando na economia do município, fomenta o desenvolvimento do empreendedorismo e dos pequenos negócios e gerando mais renda e qualidade de vida para a população.
Os processos licitatórios da Prefeitura de Timbó contam com o auxílio de um moderno módulo do Atende.Net, que otimiza o procedimento e confere maior transparência às compras públicas. Com acesso ágil e seguro pela internet, os interessados conseguem acompanhar on-line todas as etapas da licitação.
O município de Timbó é usuário da tecnologia cloud computing Atende.Net, desenvolvida pela IPM. O sistema de gestão pública em nuvem substituiu a utilização de software na versão desktop, proporcionando economia e eficiência na execução de processos administrativos.

Os servidores municipais podem ainda operar um workflow com os dados referentes ao andamento do processo. Há também ferramentas que avisam, automaticamente e com antecedência, o gestor de compras quando um contrato está vencendo, a fim de iniciar um processo de renovação ou troca de fornecedor.

No município, estão sendo utilizados ainda os módulos de Contabilidade, Tributário, RH, Suprimentos e Nota Fiscal Eletrônica, além de aplicações para os portais da Transparência e do Cidadão.

  • Público Álvo - Micro e pequenas empresas locais
  • Estado - SC
  • Cidade - Timbo
  • Secretarias - Secretaria de Fazenda e Administração


Metodologia

Prefeitura colocou um novo site com a disponibilização de informações e orientações para empresas interessadas em ingressar no mercado das compras governamentais.


Resultados

Um dos principais resultados foi o aumento na participação de empresas regionais em editais licitatórios. Em Timbó, cerca de 65% das compras realizadas pela prefeitura são com empreendedores locais, enquanto que a média nacional é de 30%. O município realiza licitações exclusivas para micro e pequenas empresas nas compras de até R$ 80 mil. Também passou a adotar e lançar editais com a previsão de cotas de até 25% em licitações em que os valores são superiores a R$ 80 mil.

Premiações

IX Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor