Bolsa de Ideias

Colab


Descrição

O Colab é um serviço digital on-line, voltado à participação popular e ao atendimento de reivindicações da população. Começou a funcionar em Campinas no dia 24 de junho de 2015. Além de fiscalizações de problemas na cidade, desde setembro de 2015 a ferramenta também passou a ser usada para que o poder público consultasse os internautas, por meio de votações, para assuntos de interesse público.

Como funciona:
O cidadão baixa o aplicativo, registra-se por meio de sua identidade no facebook e informa a cidade onde está. A partir disso, ele pode acompanhar postagens e fazer suas próprias fiscalizações. Cada postagem precisa de uma foto e da descrição do problema. Por exemplo: desperdício de água, uso indevido de energia elétrica, acúmulo de lixos e calçadas irregulares, assim como propor soluções e avaliar as instituições e serviços públicos da cidade. Os gestores do serviço vão avaliar as demandas para saber se queixa é pertinente e se as informações são satisfatórias. Caso positivo, eles acionarão os responsáveis pelo tema, para que sejam tomadas as providências.
 
Alguns exemplos de uso:
A população de Campinas já teve a oportunidade de escolher um show de música apresentado na cidade.
Foi realizada também uma consulta popular para selecionar qual, entre quatro propostas de novos projetos, a prefeitura de Campinas deveria investir R$ 1 milhão. O projeto vencedor, por meio dessa votação, foi o “Costurando Sonhos”, da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, que consiste na implantação de um centro popular da economia solidária com oficinas de corte e costura para formação de empreendedores.
Conheça o Colab em Campinas.

  • Público Álvo - População em geral
  • Estado - SP
  • Cidade - Campinas
  • Secretarias - Secretaria de Administração, Secretaria de Comunicação

Objetivos


Metodologia

Serviço online voltado ao atendimento de reivindicações da população.